quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jean-Pierre Bemba, ex-presidente do Congo julgado no Tribunal Penal Internacional

O julgamento do ex-presidente da República Democrática do Congo começou hoje no Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia. Jean-Pierre Bemba enfrenta cinco acusações de assassínio, violação e pilhagem. As acusações remontam a 2002 e 2003. Na altura, o ex-presidente dirigia o Movimento de Libertação do Congo (MLC), cujos membros foram os presumíveis autores dos crimes.

 
Jean-Pierre Bemba senta-se como réu por crimes de guerra e contra a humanidade.
 
Jean-Pierre Bemba, de 47 anos, foi detido em Maio de 2009 pelas autoridades belgas em cumprimento de um mandado de captura internacional e foi transferido em Julho para o TPI. Desde então, permanece no centro de detenção de Scheveningen, nos arredores de Haia.

Em Agosto último, um departamento do TPI decretou que Bemba fosse colocado em liberdade condicional, mas o auto foi anulado em Dezembro pela câmara de recurso do mesmo Tribunal. Os magistrados alegaram existir risco de fuga do acusado.

A decisão de concessão de liberdade condicional enquanto esperava pelo julgamento foi tomada com base na situação familiar - é casado e tem cinco filhos - e na cooperação demonstrada até ao momento com o tribunal. 
 
 Fonte:Renascença

sábado, 17 de abril de 2010

S.O.S Rio de Janeiro

Sensibilizadas com os desastres causados pelas chuvas que têm ocorrido desde segunda-feira dia 05 de abril, nós da Casa da Mulher Trabalhadora estamos nos mobilizando para tentar ajudar de alguma forma as famílias vítimas desta tragédia que atingiu o Estado.
Neste momento de grande pesar, nos solidarizamos com todas as pessoas que perderam familiares, amigas (os) e suas casas. Repudiamos qualquer tentativa por parte dos Governos de colocar a culpa desta tragédia nos fenômenos da natureza e na população pobre.  Nos somamos ao coro de organizações e pessoas que estão denunciando as verdadeiras causas desta tragédia: a falta de investimentos por parte dos Governos em obras de infra-estrutura para as Cidades de todo Estado e uma política de inclusão social, que permita as famílias pobres viverem em habitações dignas e em lugares seguros.
Encorajamos a todas (os) a procurarem uma das várias organizações da Sociedade Civil e Órgãos do Governo estão recebendo doações para as famílias desabrigadas. Neste momento, todas as doações são bem vinda, principalmente colchonetes, alimentos não perecíveis, água, roupas e produtos de higiene pessoal.

Contamos com o apoio e mobilização de todas (os) para neste momento emergencial minimizar o sofrimento das (os) mais atingidas (os) e cobrar respostas das autoridades a fim de evitar que tragédias como essa se repita.


Atenciosamente,

Equipe da CAMTRA.


Veja alguns locais onde entregar suas doações:  


Morro dos Macacos
Local de entrega de doações: Centro Comunitário Raiz e Vida
Endereço: Av.28 de setembro 406/sala 02 - Vila Isabel
Telefone para contato: Márcia Helena, 9633-4982 (fazer contato antes da
entrega)

Morro do Borel
Local de entrega de doações: CIEP da Rua São Miguel (Borel) ou Posto de Saúde
Telefones para contato: Renata, 9154-4938
Maiores Necessidades: Materiais descartáveis (copo, prato, fraldas...)

Andaraí
e Adjacências

Local de entrega de doações: Associação de Moradores João Paulo II
Endereço: Rua Sá Viana, 269 ? Grajaú.
Telefones para contato: Edson, 81859498
Maiores Necessidades: colchonetes, materiais de higiene pessoal, alimentos


  

Cerro-Corá e Guararapes
Local de entrega de doações: Padaria do Geneci
Endereço: Rua João Delerri, 68 - Cosme Velho
Telefones para contato: 9189-1904 e 9154-0975 (falar com Fátima)
Maiores Necessidades: alimentos (principalmente para bebês: papinhas e leite), roupas, água e calçados para crianças e bebês

Morro do Turano
Local de entrega de doações: Colégio Estadual Herbert de Souza
Endereço: Rua Barão de Itapagipe (próximo ao número 311 ) ? Rio Comprido
Contato: Gisele - 78968200
Maiores necessidades: Fralda, absorvente, mamadeira e leite em pó


Morro dos Prazeres
Local de Entrega de Doações: Rua Gomes Lopes,  nº 70 (Subir para o  Morro dos Prazeres  pela Rua Almirante Alexandrino, nº 3226 - posto de coleta na 2ª Igreja Evangélica)
Telefones para contato: 7544-6696 (Mariana) e 9227-6574 (Cris)
Maiores Necessidades: roupa de cama e banho, água, roupas, vela e fósforos.


Materiais de higiene pessoal e alimentação.
Importante telefonar para pessoas de contato receberem as doações nas proximidades do endereço de entrega.

Complexo da Alemão
 Local de Entrega de Doações: EDUCAP - Rua Canitá, nº 1033 - Inhaúma
Telefones para contato: 8784-1252 (falar com Lúcia)
Maiores Necessidades: Alimentos (papinhas, leite etc.), roupas e calçados para crianças e bebês, roupas e calçados para adultos e água

Vila Kennedy
Local de Entrega de Doações: Rua R, nº 46 - casa 1 - Próximo à Vila Olímpica.
Telefones para contato: 7166-3247 (Janaina)
Maiores Necessidades: roupa de cama e banho, materiais de higiene pessoal e alimentação.



CAMTRA - Casa da Mulher Trabalhadora
Rua Pedro I, 07 – sala 804 A - 20060 –050 - Centro
Telefax: (21) 2544 0808
Correio eletrônico:
iaramora@camtra.org.br
camtra@camtra.org.br
Página: www.camtra.org.br

Seminário de Empreendedorismo e Turismo Étnico, oportunidades com a Copa do Mundo de 2014 - Itapevi - São Paulo - 19 de Maio de 2010


A Associação Nacional do Turismo Afro Brasileiro – ANTAB e o Coletivo Gestor de Negócios e Turismo Afro Brasileiro – CGTNAB, vêm pelo presente convidá-los a participar do evento do “Seminário de Empreendedorismo e Turismo Étnico, oportunidades com a Copa do Mundo de 2014”, que será realizado na cidade de Itapevi no dia 19 de Maio das 14:00 ás 17:00 horas com a presença do Deputado Estadual João Caramez – Presidente da Frente Parlamentar de Hidrovias do Estado de São Paulo.

Também foram convidados para esta solenidade o Exmo. Sr. Alberto Goldman (Governador do Estado de São Paulo); Sr. Luiz Barreto (Ministro do Turismo); Sra. Maria de Laia (Coordenadora da CONE); além de representações diplomáticas da África, da França e dos Estados Unidos e parlamentares dos municípios do estado de São Paulo.

Nesta atividade estaremos efetuando o lançamento da “CAMARA AFRO-ÉTNICA DE RELAÇÕES COMERCIAIS, CULTURAIS E DE TURISMO BRASIL -ÁFRICA -FRANÇA -ESTADOS UNIDOS", que a partir de agora buscará a parceira com os governos federal, estaduais e municipais no sentido de abrirmos mercado e oportunidades para a população e empreendedores afro-étnicos do Brasil com o continente africano, a França e os Estados Unidos no setores comerciais, de desenvolvimento cultural e do turismo.
Assim sendo, sabendo da importância das lideranças do movimento negro, empreendedores de movimentos sociais e culturais, quero aproveitar o ensejo e convocar a presença de representantes nesta realização e se possvível nos indicar pessoas (passar contatos) para que possamos inciair uma rede de comunicação integrada sobre este evento e demais atividades que estivermos idealizando. 

Reiterando protestos de estima e elevada consideração, agradecemos pela atenção que nos for dispensada.

Atenciosamente,

Francisco Henrique Silvino
Presidente da ANTAB e do CGTNAB
(11) 7393-1577

1° Seminário de Direitos Humanos da UNE - Rio de Janeiro - Maio de 2010


Em virtude da importância dos direitos humanos e agora do PNDH-3, o movimento estudantil não pode se furtar a debatê-los, devendo ser um dos protagonistas de sua concretização, defesa e divulgação, não só âmbito universitário como em toda a sociedade.

A UNE como uma das principais entidades do movimento social brasileiro deve não só defender os Direitos Humanos, como sempre o fez em sua historia, mas também criar espaços de acúmulo e debate dos mesmos. Por isso, em maio de 2010, a UNE realizará o seu 1° Seminário de Direitos Humanos na UERJ, abordado sob a ótica do movimento estudantil, tendo como objetivo a construção de um novo papel para a juventude na consolidação dos direitos humanos.

Informações: direitoshumanosune.blogspot.com

Incrições gratuitas em direitoshumanosune@hotmail.com ( nome, cidade e instituição de ensino )

GRADE DE PROGRAMAÇÃO:
Primeiro Dia (06 de maio de 2010)

10:00 às 14:30 Credenciamento e abertura da feira da diversidade

14:30 às 15:00 Mesa de abertura

15:15 às 17:15 Mesa 1 (O PNDH-3 e sua importância para a consolidação dos Direitos Humanos no Brasil)

17:30 às 20:30 Mesa 2 (Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos)

Segundo Dia (07 de maio de 2010)


10:00 às 13:00 Mesa 1 (A Luta pelos Direitos Humanos no Combate as Opressões)

15:00 às 18:00 Mesa 2 (O Movimento Estudantil e seu histórico de luta por liberdade no Brasil)

18:30 às 20:30 Mesa de encerramento (Comissão Nacional da Verdade: O Crime de Tortura e a Luta contra a Impunidade)

A partir das 21:00 Ato Político/Cultural na Concha acústica, pela aprovação do 3°Programa Nacional dos Direitos Humanos com o grupo de samba GaloCantô

Rodrigo Mondego
Diretor de Direitos Humanos
União Nacional dos Estudantes

Rodrigo Mondego
Direitos Humanos
União Nacional dos Estudantes
 

I Colóquio pela Diversidade Humana - Centro - Rio de Janeiro - 29 de Abril de 2010


A diversidade humana chega a ser muito maior do que podemos imaginar. A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, heterogeneidade e variedade. Se tratando da diversidade humana, nos deparamos com diversas atitudes discriminatórias por conta do juízo preconcebido, o preconceito com o “diferente”.
Visando uma sociedade que supere as estigmatizações, discriminações e desigualdades convidamos  todas e todos para o I Colóquio Pela Diversidade Humana, no lançamento da Campanha “Têm Mulheres na Parada!” – edição 2010, e a re-estréia do documentário “Sou Mulher, Sou Brasileira, Sou Lésbica” e, ainda, Comemorando o Dia Nacional da Mulher e o aniversário de 17 anos do Movimento D´ELLAS.
Dia 29 de Abril de 2010 – 14 às 18h.
Na sede do CEDIM – Rua Camerino, 51, Centro – RJ

 


 

Cursos de Umbanda em São Paulo


terça-feira, 13 de abril de 2010

I Encontro de Afoxés e Blocos Afro do Rio de Janeiro - Tambores da Paz - Contra a Intolerância Religiosa - 30/04/2010




A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difuos (SUPERDir) convida a todos e todas para o  - contra a Intolerância Religiosa que se realizará no dia 30/04, sexta-feira às 19h, nos Arcos da Lapa.
O evento tem como objetivo visibilisar a cultura afro-brasileira e contará com a participação de autoridades públicas e representantes de movimentos sociais e culturais de Afoxés, blocos Afros, Bandas de Música afro-contemporânea, que lutam em defesa da liberdade religiosa e direitos humanos, e estarão enfocando a temática por uma cultura de paz. Contamos com sua presença,

Enviado por:

Profª Valeria Teixeira
9327-0094 ou 9879-8707

domingo, 11 de abril de 2010

Guebuza Luta Contra a Pobreza

*Erradicar a pobreza no seu país,é a meta que o presidente Moçambicano se propõe alcançar."O meu nome é Armando Emilio Guebuza.nasci a 20 de janeiro de 1943,em Murrupula,província de Nampula.Sou casado e pai de 4 filhos.Durante os últimos cinco anos,fui presidente da república do nosso belo Moçambique,cargo que exerci com dedicação e entrega total à causa da patria".
-Assim reza o "quem sou eu"do blog "Moçambique!explorando ou transformas de consolidação da cidadania".O perfil apenas contém uma imprecisão:Armando Guebuza,continua a ser presidente da República de Moçambique,eleito 28 de outobro do ano passado com uma maioria expressiva de votos.No total,o lider da frelimo conta com 75,46 % dos escrutínios.
-A presença de Guebuza na blogosfera,com uma página pessoal,feita de observações à vida política Moçambicana que podem ser comentadas pelos leitores é a imagem de um líder moderno com 67 anos de idade,o próprio título do blog pode ser encarado como um sinal do interesse na consolidação da democracia naquele país,confirmada pelo último ato eleitora.
-Na sua tomada de posse a que assistiram chefes de estado dos países vizinhos e Daviz Simango,presidente do movimento democrático de Moçambique (MDM),a terceira força política,a contrastar com o reconhecimento geral de Guebuza,esteve a ausência de Afonso Dhakama,lider da renamo,a segunda força política do país.
-O lider da oposição contestou os resultados eleitorais e promoveu o boicote da legislatura,numa estratégia que não colheu o consenso entre os dirigentes da renamo:16 dos deputados desta força política ignoraram as instruções partidárias e compareceram no primeiro dia dos trabalhos,antevendo-se uma nova cisão neste partido histórico.O parlamento é constituído por 186 deputados da frelimo,40 da renamo e 8 do MDM,marcando um novo ciclo na política Moçambicana com a entrada de um terceiro partido na círculo do poder,criado no pós independência.

*Pobreza Urbana.

-Armando Guebuza elegeu a luta contra a pobreza como o principal objetivo dos próximos cinco anos e prometeu "respeitar e fazer respeitar o estado de direito democrático e justiça social".
-A pobreza é um tema recorrente para o presidente Moçambicano.Durante o primeiro mandato concetrou-se na pobreza rural:Agora,a pobreza urbanavai dominar as preocupações no seu segundo e último mandato.
-Guebuza acredita que o emprego é fundamental para combater a pobreza urbana,mas admite que o setor privado formal,não criarão emprego suficientes.
-E a ponta uma alternativa:O setor informal,ao qual apelou para que constitua associações com outros em negocios similares,de forma a obterem financiamentos para construir melhores instalações,inovar e elevar os padrões de vida.
-Guebuza dá um exemplo:"A esma improvisadas.não parece estar embutida nalguns destes operadores a visão de crescimento e de especialização".
-E acrescenta!formando associações podem treinar,crescer e construir oficinas mais profissionalizadas.Guebuza faz ainda um apelo ao empenhamento da que chamou geração da viragem,constituída pelos que nasceram após a independência e que "têm por missão levar de vencida a pobreza".
-Na opinião de Guebuza,é necessária uma atitude que "promova a auto-estima e o bom nome da pérola do índico no seio da comunidade de Nações".

*Mudanças.

-há poucas mudanças no governo anunciadodo pelo presidente Guebuza.A maioria dos 28 ministros mantém-se.A principal mudança é a nomeação de Aires Aly como primeiro ministro,substituindo Luisa Diogo.
-Aliado do presidente,Aly foi ministro da Educação e Cultura e,anteriormente,foi governador do Niassa e,depois,de Inhambane.De 1976 a 1995,ocupou váriospostos na Educação.

Fonte: N.J

Saúde em Angola / Falsos Farmacêuticos em Ação.

-Um dos profissionais que em situações de emergência a quem muitas pessoas recorrem para ver melhorado o seu estado de saúde é o técnico de farmácia ou os farcêuticos.
-O diretor nacional de medicamentos e equipamentos do ministério da saúde,B.M,disse ao N.J que a sua instituição vê com preocupação a existência de falsos farmacêuticos.
-Revelou que no âmbito do trabalho da comissão tecnica têm sido combatidas várias ações do género."O medicamento é um produto que pode salvar ou matar vidas.Quando administrado por quem não tem formação,o risco de morte é maior".
-Também farmacêutico e bioquimico considerou o medicamento como um produto "especial",cujo manuseamento exige grande cuidado."Um má prescrição de medicamentos é fatal e pode pôr em causa a vida de alguém,porque ele modifica as condições do organismo",por isso,vão continuar a combater este ato.
-C.F,chefe do departamento de inspeção da direção nacional de inspeção e investigação das atividades economicas (DNIAE),revelou a N.J que no domínio da saúde esta é a profissão que maior numéro de casos de delitos a sua corporação tem registrado.
-De janeiro a dezembro de 2009,segundo estátisticas,a polícia economica detectou 627 casos de individuos que se dedicavam ao exercicio ilegal da atividade farmacêutica.
-Destes casos,segundo ainda a fonte,todos foram julgados e condenados.
-Quanto a venda de medicamentos expirados,foram detectados 20 casos ao longo de 2009 e procedeu-se à apreensão de 25 mil e 272 quilos de fármacos contrafeitos,cuja proveniência é maioritariamente da China e da Índia.
-B.M revelou que até dezembro do ano passado estavam rgistrads 744 farmácias legais em Luanda e 234 ilegais.
-A cidade capital possuía até à altura 110 depósitos ou importadores no ativo e 67 no passivo.

Fonte: N.J

Sociedade a Longa Marcha pela Água em Malanje.

*Bairro da Cahala,Malanje.
-Cerca de mil pessoas da zona 4 e 5 do bairro da Cahala,no sul da cidade de Malanje,percore uma distância até 19 Km para conseguir Água para consumo domestico.
-O bairro fica a 3 km do centro da cidade e a 7 da aldeia de Camissombo,mas os seus habitantes têm de andar muito mais se quiserem ter Água.
-Pouco menos de duas manivelas foram implantadas naquela circunscrição próximo do casco urbano,segundo afirmações dos Moradores,as Cacimbas  abertas têm profundidades variáveis entre 18 a 20 metros,jorrando com dificuldade Água própria para consumo humano na época chuvosa e totalmente inerte no Cacimbo.
-Na zona 4,de julho a gosto,"as mulheres do bairro vão buscar Água a uma distância de mais de 10 km ",o que as obriga a sair durante "4 a 5 horas só para conseguir a Água",lamentou C.L,salientando os transtornos que enfrentam para ir buscar o líquido à margem do Rio Malanje.
-Os chafarizes,que servem a construção civil,estão quase todos concentrados na zona comercial da Maxinde e têm sido usados como alternativas para consumo.
-Cerca de 350 metros mais a sul e encravada numa área empilhada de capim alto,arbustos e árvores de grande porte,podemos encontrar o Soba J.B,de 67 anos.
-Aquela autoridade tradicional,insatisfeita com os Aldeões pelo não pagamento do tributo da Água das exíguas manivelas,relegou os comentários à imprensa para a sua filha M.J.B,que apesar dos seus 25 anos os tenta as marcas do sofrimento.
-"Está a faltar muita coisa aqui.O Rio está muito distante,a manivela também.Têm de colocar uma manivela mais no meio onde estamos.Neste tempo da chuva é normal, agora no tempo seco estamos na luta de Água.
 Às vezes vamos à Mucaza"precisou aquela jovem,esclarecendo que distam 20 km do bairro onde vive com os 3 filhos,os progenitores e outros membros da comunidade.
-Dois baldes de 20 litros podem ser carregados com Água ao preço de 10 kwanzas.
-Como os interessados são muitos,por vezes é necessário levantar às 3 horas da madrugada para conseguir Água .
-Outras pessoas constumam dormir no Rio e passam o dia aí para conseguir,pelo menos,um balde de Água,insuficiente para um banho regular.
-O quadro é dramático.A taxa de mortalidade é alta,três ou cinco mortes por mês,numa comunidade que não têm qualquer unidade sanitária estatal ou privada,ou até ervanária,para acudir às urgências da região,encravada num terreno de dificil acesso para as viaturas ligeiras.
-A primogénita de J.B aguarda ansiosa a visita do governador ou da administradora para constatar "In Loco" o modo de vida do bairro despovoado durante o conflito militar.
-Empoleirado numa motorizada do tipo KTM,o passeio em carreiros de terra batida confundidos com espaços arenosos,permite descortinar o bairro Camissombo,tradicionalmente habitado por camponeses e criadores de pequenos ruminantes que,como os das áreas adjacentes,têm dificudade em abastecer-se de Água.
*Como os interessados são muitos,por vezes é necessário levantar às 3horas da madrugada para conseguir Água.Outras pessoas costumam dormir no Rio e passam o dia aí para conseguir,pelo menos ,um balde de Água,insuficiente para um banho regular.
-Oncião identificado apenas por Gomes precisou que quando as pessoas são a cometidas de problemas de saude resultantes do consumo da Água insalubre vão a pé,não interessa "se é criança,mãe,paí ou adulto",até chegarem ao centro de saúde da Maxinde ou hospital geral de malanje,8 km a leste daquela cidade.

fonte: N.J

Brasil na Corrida Internacional pelos Recursos Africanos.

*O início das operações da empresa Brasileira de extração de Minério Vale em Moçambique é o mais recente sinal do crescente interesse do Brasil no continente Africano,segundo uma reportagem publicada no Financial Times.
*O carvão produzido na província Moçambicana de Tete poderá ser exportado para o Brasil,Asia,Oriente Médio e Europa.
-A antiga companhia Vale do Rio Doce,hoje denominada vale tem um projeto de extração de carvão no valor de 1,3 mil milhões de dólares em moatize,no norte de Moçambique,com capacidade para produzir 11 milhões de toneladas de carvão anuais,das quais 8,5 milhões de carvão metalúrgico e 2,5 milhões de carvão termal.
-O carvão produzido na provincia Moçambicana de Tete poderá ser exportado para o Brasil,Asia,Oriente Médio e Europa anuciou há alguns meses a 12ª maior empresa do Mundo,avaliada em 2008 por uma consultora que estimou em 196 mil milhões de euros o valor  da vale no mercado.
-Início da exportação de carvão Moçambicano está previsto para 2011,segundo a concessionária.
-com o desenvolvimento do projeto da vale,a maior produtora de Minério de Ferro do Mundo,Moçambique deverá,torna-se o segundo maior produtor de carvão de África,depois da África do Sul,país que abriga a maior reserva de carvão do continente.
-Vale,a maior empresa Brasileira do setor de extração de Minérios,atualmente uma empresa privada de capital aberto e sede no Rio de Janeiro,está cotada na bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) e de Nova Iorque (Nyse),intergrando o Dow Jones setor titans composite index.
-segundo a reportagem do diário Inglês,Financial Times as importações Brasileiras do continente Africano cresceram de 3 bilhões para 18,5 bilhões de dólares entre 2000 e 2008,enquanto as exportações Brasileiras para o continente subiram de 1 bilhião para 8 bilhões de dólares relativamente ao mesmo período.
-Refere que outros grande países emergentes,como a China e a Índia,já têm laços comerciais mais desenvolvidos com países Africanos.

*Vale na exportação de petróleo e gas natural em Moçambique.
-A empresa Brasileira não se fica só pela exportação do carvão e tem já em vista a prospecção de petróleo e gas natural naquele país de expressão Portuguêsa.
-Em setembro do ano passado a vale e a empresa nacional de Hidrocarbonetos (ENH) de Moçambique  assinaram um memorando de entendimento com vista à cooperação técnica e desenvolvimento conjunto de atividades para a exploração de petróleo e gas natural em Moçambique.
-Asduas empresas vão desenvolver estudos de prospecção de jazidas de petróleo e gas natural com viabilidade comercial em regiões inexploradas ou pouco exploradas,comprometendo-se a vale a formar equipes técnicas da ENH.

Fonte: N.J

Saúde em Angola / Negligência Medica.

 *Quando o erro vem de quem tem a missão de curar,os casos são vários e ocorrem em todos os Hospitais do país.Histórias de arrepiar que têm o poder de comover até quem já habituado a está andanças,uma vez que está em jogo um dos direitos fundamentais do homem: A própria vida Humana.

Afirma ginecologista-obstetra.

-"Um erro não é culpa só do Médico,mas de toda uma equipa",a ginecologista-obstetra,B.H,da maternidade Augusto Ngangula,afirma que até cinco por cento das cirurgias podem apresentar complicações no pos-operatório.

Perigo

-Vida nas mãos de curiosos,falsos farmacêuticos em ação.um dos profissionais que em situações de emergência a que muitas pessoas recorrem para ver melhorado o seu estado de saúde é o tecnico de farmácia ou os farmacêuticos.

Família "destruida"há mais de 20 anos pela maternidade Lucrécia Paím.

-Na história das negligências Médicas ocorridas na Maternidade Lucrécia Paím,seguramente,não será apagado o erro da troca de duas Bebés,uma das quais gémea,cometido pelas parteiras em serviço no 2 de Abril de 1986.
-Trata-se do badalado "caso gémeas trocadas"que culminou com a verdade a vir à tona 16 anos depois.Martucha,Mulata e pretinha foram trocadas,há mais de 20 anos,após o nascimento naquela Maternidade.Martucha e Mulata,filhas de pai com cor de pele clara,nasceram gémeas.

Caso Mingota: A morte em direto.

-Enquadra-se,sem duvida,no grupo das vítimas de negligência Médica e configura-se um dos maiores escandalos da Medicina registrados no hospital Américo Boa Vida.

Médico suspenso por não prestar assistência.

-Um caso de negligência Médica que muito foi cometido envolveu a morte do Etnomusicólogo J.M,ocorrida no dia 26 de setembro de 2009.

"O caso do marcos".

-A mais recente caso de um erro Médico em Angola  registrou-se há dias quando o gestor de empresas M.P.G se dirigiu à clinica Girassol,da Sonangol,queixando-se de falta de apetite que o deixava sem comer há já algum tempo.Internado,o corpo Médico decidiu fazer-lhe uma cirurgia ao abdómen para depois concluir que o caso nada tinha a ver com o aparelho digestivo.M.P.G,saiu da clínica com os mesmo sintomas e doença,mas só depois de pagar 10 mil dolares pelo internamento e operação cirúrgica.
Preocupado com o seu estado de saúde e perante a persistência de sintomas,foi procurar tratamento Mèdico na Namíbia,onde lhe foi detectado,muito tardiamento,um tumor na cabeça.M.P.G acabou por falecer no mês passado em Windhoek,antes de completar 50 anos de vida.
-Em Angola,apesar de abundarem histórias que podem ser classificadas como erros Médicos,não existem estatísticas e raros são os casos que acabam nas barras da justiça.Até quando vai acabar com isso,chegam de sofrer nós já sofremos muitos.
Fonte:N.J

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Doação após chuvas no Rio de Janeiro

O Observatório de Favelas abre uma exceção no uso de suas listas de e-mails, voltadas para o envio de boletins, a fim de  divulgar os locais que estão recebendo doações após os prejuízos decorrentes da forte chuva de ontem no Rio de Janeiro. Certos da compreensão de nossos leiotres, pedimos que colaborem enviando doações e divulgando entre seus contatos.
Att

Observatório de Favelas
Morro dos Macacos
Local de entrega de doações: Centro Comunitário Raiz e Vida
Endereço: Av.28 de setembro 406/sala 02 - Vila Isabel
Telefone para contato: Márcia Helena, 9633-4982 (fazer contato antes da
entrega)

Morro do Borel
Local de entrega de doações: CIEP da Rua São Miguel (Borel) ou Posto de Saúde
Telefones para contato: Renata, 9154-4938
Maiores Necessidades: Materiais descartáveis (copo, prato, fraldas...)

Andaraí
Local de entrega de doações: Associação de Moradores João Paulo II
Endereço: Rua Sá Viana, 269 – Grajaú.
Telefones para contato: Edson, 81859498
Maiores Necessidades: colchonetes, materiais de higiene pessoal, alimentos

Cerro-Corá e Guararapes
Local de entrega de doações: Padaria do Geneci
Endereço: Rua João Delerri, 68 - Cosme Velho
Telefones para contato: 9189-1904 e 9154-0975 (falar com Fátima)
Maiores Necessidades: alimentos (principalmente para bebês: papinhas e leite), roupas, água e calçados para crianças e bebês

Morro do Turano
Local de entrega de doações: Colégio Estadual Herbert de Souza
Endereço: Rua Barão de Itapagipe (próximo ao número 311 ) – Rio Comprido
Contato: Gisele - 78968200
Maiores necessidades: Fralda, absorvente, mamadeira e leite em pó.
Se você conhece algum outro local ou instituição que esteja recebendo doações entre em contato pelo endereço comunicacao@observatoriodefavelas.org.br

Festa em homenagem a Ogum - 25 de Abril de 2010




Umbanda: preconceito e curiosidade


terça-feira, 6 de abril de 2010

Argentina: Testemunhas contra Genocidas são Assassinadas


A ex-presa política Silvia Suppo foi assassinada no último dia 29 de março na cidade de Rafaela, Santa Fe, Argentina.  Silvia testemunhou contra o juiz VICTOR HERMES BRUSA que foi condenado a 21 anos de prisão por ser conivente e participar de sessões de tortura durante a ditadura militar argentina.  Entidades de Direitos Humanos alertam para o fato e clamam para que o crime seja esclarecido de forma rigorosa.

Leia o contexto do caso na íntegra:


Assine a petição pela prisão dos assassinos:

segunda-feira, 5 de abril de 2010

OS MUTILADOS




Contam-se aos milhões. Estendem-se por todas as partes do planeta. Habitam especialmente as grandes cidades dos países centrais, mas também as metrópoles dos países emergentes e as capitais dos países subdesenvolvidos. Seu número cresce na proporção direta da economia globalizada. Correm atrás do capital, das mercadorias, da tecnologia de ponta, das oportunidades de trabalho. Na maioria das vezes tem um corpo perfeito. São mutilados não na aparência e na superfície, mas na intimidade mais secreta e oculta. Mutilados nas raízes profundas da própria existência, pois tiveram de arrancá-las do solo pátrio onde enterraram os restos mortais de seus antepassados.

Mutilados também nas estradas inóspitas por onde, sós ou em grupos, fazem, desfazem e refazem as encruzilhadas da sobrevivência. Muros, leis e homens de farda mutilam seus passos, sua travessia, suas aspirações mais sagradas. Não raro mutilam inclusive suas vidas, ceifando-as no meio do caminho. Nos mares, nos desertos ou nas fronteiras, evaporam-se os sonhos de muitos, restando apenas ossos ressequidos e embranquecidos pela inclemência do sol.
Os que logram chegar ao destino são novamente mutilados em seus direitos básicos e fundamentais. Cruzam a fronteira geográfica, mas nem sempre cruzam a fronteira política. Sem papéis, em situação irregular, passam a ser chamados “clandestinos”. Mutilados em seus documentos e em sua identidade. O que equivale a dizer mutilados no acesso ao trabalho, à saúde e educação públicas, a um endereço fixo, a uma pátria. Mutilados e relegados aos porões mais sórdidos e insalubres dos centros urbanos, aos esconderijos da sociedade.
Embora com seus membros fortes e cheios de vida, sentem-se mutilados na sua criatividade e na capacidade de progredir. Restam-lhes os serviços mais sujos e pesados, as tarefas mais perigosas e mal remuneradas. Caem sobre seus ombros os trabalhos que os cidadãos locais se recusam a executar. Mutilados da cidadania, não há escolha, não há alternativa. A necessidade, aliada à pressão dos familiares que ficaram em casa, obriga-os a sujeitar-se a qualquer tipo de oferta.
Não obstante ocupem o interior dos becos, ruas e praças da cidade, permanecem sempre do “lado de fora”. Os “do lado de dentro”, os estabelecidos, necessitam deles como trabalhadores e trabalhadoras, mão-de-obra abundante, fácil e barata. Mas não os querem como cidadãos. Clandestinamente abrem-lhes a porta dos fundos, mas cerram a porta da frente. Os legítimos os vêem como ilegais!
Os que não logram cruzar as fronteiras quedam-se ainda mais mutilados em sua dignidade de pessoa humana. Para o migrante, nada mais vexatório do que voltar para casa com os bolsos vazios. Pior ainda, mais pobres e desfigurados que na saída. É o fracasso estampado no corpo e na alma com feridas fundas e cicatrizes indeléveis. A vergonha costuma ser companheira de todo regresso fracassado. Daí as várias tentativas de retomar a travessia com todos os seus riscos, acompanhadas não raro de outros tantos regressos fracassados.
O processo de mutilação, porém, não se esgota aí. Mesmo para os que lograram cruzar a fronteira geográfica e política, às vezes se vêem barrados na fronteira cultural. Deslocados do berço materno ou da língua pátria, como peixes fora de água, mal conseguem balbuciar alguns vocábulos do novo idioma. Estrangeiros e mutilados na origem, no trânsito e no destino. Na origem, porque tiveram as raízes cortadas, privadas da terra mãe e expostas ao sol; no trânsito, porque são tratados de forma hostil pelos olhares oblíquos e as perguntas capciosas das autoridades constituídas; no destino, porque muitas vezes são forçados a se fecharem em guetos de defesa contra o preconceito, a discriminação e a xenofobia, vítimas privilegiadas ou “bodes expiatórios” do racismo e da perseguição pura e simples de grupos fascistas ou neonazistas.
Entretanto, jamais mutilados na esperança! Teimosamente retomam a estrada, empreendem nova travessia. Em algum lugar do mundo necessitam de um pedaço de terra para reconstruir a cidadania que a pátria lhes negou. E partem, tenazmente partem e voltam a partir!... Em busca de uma pátria sem fronteiras ou do sonho de uma cidadania universal. Caminheiros imbatíveis de um amanhã recriado! Profetas que peregrinam sobre a face da terra, tratando de antecipar os traços de justiça e solidariedade do Reino de Deus.

 

Padre Alfredo J. Gonçalves, CS
Texto gentilmente enviado pela professora Regina Petrus - NIEM-IPPUR-UFRJ

Comunidade da zona portuária rejeita proposta de revitalização da prefeitura do Rio


Rio de Janeiro - O projeto de revitalização da zona portuária da capital fluminense não beneficia os moradores da região. Essa foi a conclusão do debate sobre a proposta de reforma elaborada pela prefeitura, discutida hoje (26), último dia do Fórum Social Urbano, organizado por movimentos sociais, em um espaço comunitário, na zona portuária.
Morador do Morro da Conceição, o arquiteto Antônio Agenor Barbosa, que também é líder comunitário, questiona o interesse de grandes empresários na região e a ideia da prefeitura de vender terrenos na Bolsa de Valores, impossibilitando a compra pelas camadas populares. Ele chamou a atenção para ausência de áreas públicas no projeto, ciclovias e moradias populares e cobrou estudo para o potencial da região, que justifique a instalação de um escola técnica de gastronomia.
“Essas propostas não levaram em conta nossa opinião. Ninguém perguntou se queríamos um curso de gastronomia, quando nossa vocação é para o trabalho no porto. Da maneira vertical e até ditatorial como o projeto nos é apresentado, eles abrem espaço para processo de “civilização”, com a expulsão de moradores, tal qual no século passado”, disse Barbosa.
A arquiteta Helena Galiza, uma das organizadoras do Fórum Social Urbano e que participou do debate, lembrou que a prefeitura apresentou parte do projeto inicial, em uma audiência pública, em meados de 2009, solicitada pelo Ministério Público Federal, mas não aceitou as alterações no projeto.
“Nós ficamos sabendo das coisas pelo jornal. Um exemplo é o Píer Mauá, que já foi praça, já foi parque, área para eventos e não sei mais o quê”, completou Barbosa.
Uma das coordenadoras da ocupação Quilombo das Guerreiras, com cerca de 40 famílias e há quatro anos na região, a sem-teto Ângela Morais também critica a alternativa de remoção para zona oeste, mesmo com a possibilidade de indenização por parte do governo. Ela avaliou que a proximidade com o centro facilita o acesso ao transporte público, empregos e serviços públicos.
“Por que os pobres têm que ficar longe de tudo [escolas, hospitais e teatros]? Em algumas cidades, é a classe média que mora na periferia, porque tem um carro para chegar ao trabalho e não vai ficar duas horas na Avenida Brasil”, afirmou. Segundo Ângela, transferir moradores para áreas sem infraestrutura e com altos índice de violência é inaceitável.
O representante dos remanescente do Quilombo da Pedra do Sal (Arquipedra), Damião Braga, diz que a administração não consultou os moradores do bairro, entre os quais os quilombolas, para inserir a instalação de escolas de ensino médio, equipamentos de cultura e lazer. Segundo Braga, as favelas da região são tratadas como áreas isoladas, com a possibilidade de serem removidas.
 Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Chega de Lixo! A nossa cidade merece ser mais limpa!


-Um papel jogado na chão vai entupindo os bueiros.  Os bueiros entupidos não escoam a água da chuva e as ruas alagam provocando prejuízos e sofrimento e provocar enchentes criando grandes transtornos.
- Não jogar Lixo nos rios nem em terrenos baldios.  A água que bebemos vem dos rios.  Se ela for poluída,
pode contaminar os produtos que comemos, causar doenças e matar nossa fauna. Terrenos baldios com lixo
são focos de doenças e problemas sanitários.  Eles atraem ratos, baratas, moscas e formigas que transmitem
doenças.

*Faça a sua parte:

- Embale o seu lixo e o descarte corretamente, menos sujeira, menos doenças.  Lixo embalado cidade mais limpa.  Embalar o lixo é um gesto de cidadania e respeito ao próximo.  Quando você armazena corretamente o lixo protege quem você ama, sua cidade, seu bairro e a Natureza contra a poluição.
- Lugar de lixo é na lixeira, respeite os dias de coleta, pratique a boa educação. Não jogue lixo nas ruas nem pelas janelas de veículos ou casas. Hoje,em todos os lugares encontramos lixeiras.

*Saiba como proteger a sua família contra a Dengue:

Plantas e jardins: se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

*Caixa d'água, calhas e lajes: mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada.

*Tonéis e depósitos de água: lave, principalmente por dentro, com escova e sabão os untensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.

*Pneus, móveis, metal, garrafas pet entulham ruas, calçadas terrenos abandonados e estradas.  Não jogue lixo em qualquer lugar.  Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.  Não jogue lixo em terrenos baldios.

*Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho da planta,  lave-o com escova, água e sabão.F aça isso uma vez por semana.  Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.

*Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.  Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

*Lave, semanalmente, por dentro e com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Alerta e Prevenção do Uso de Crack.

Nunca experimente o Crack, ele causa dependência e mata!

A campanha nacional de alerta e prevenção do uso de Crack, lançada pelo Minisrério da Saúde, tem como objetivo alertar sobre os riscos e consequências causados pelo consumo da drogas. Com o slogan: "Nunca experimente o crack: ele causa dependência e mata".  Trata-se de uma iniciativa inédita para prevenir o consumo da droga, que é derivada da cocaína e possui alto grau de dependência.

site: http://www.saude.gov.br/

Disque saúde: 0800 611997