sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Furacão Tomas ganha força e se aproxima de Cuba e Haiti

Tormenta com ventos sustentados de até 130 km/h deve atingir países nesta sexta
Eduardo Munoz/ReutersEduardo Munoz/Reuters
Moradores de Porto Príncipe, capital do Haiti, buscam proteção durante temporal; furacão Tomas ganha força e se aproxima do país nesta sexta-feira (5)
A tempestade tropical Tomas se transformou em furacão nesta sexta-feira (5), enquanto se aproxima do Haiti e de Cuba, aonde deve chegar nas próximas horas, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Um avião de reconhecimento da Força Aérea dos EUA comprovou que Tomas se transformou em um furacão de categoria um na escala de Saffir-Simpson, cujo máximo é cinco. Segundo o último boletim do NHC, o ciclone deve se fortalecer ainda mais antes de começar a perder força neste sábado (6).
Tomas, que se desloca com ventos máximos sustentados de 130 km/h, está 235 km ao sul de Guantánamo (Cuba) e 280 km a oeste de Porto Príncipe, a capital haitiana. O furacão se movimenta com velocidade de 15 km/h, que aumentará nas próximas horas, em direção nordeste.
Segundo as previsões do NHC, o olho do furacão deve passar perto do oeste do Haiti na manhã desta sexta-feira e próximo ou sobre o extremo leste de Cuba durante o dia. Também se aproximará do sudeste das Bahamas e das ilhas de Turks e Caicos até a noite.
Um aviso de furacão está vigente no Haiti, no sudeste das Bahamas, em Turks, Caicos e na Província cubana de Guantánamo. Um total de 18 tempestades e 13 furacões se formaram no Atlântico na temporada que teve início em 1º junho e termina em 30 de novembro.
Ainda não está claro se a aproximação do furacão Tomas teve alguma influência na queda de um avião que matou 68 pessoas em Cuba nesta quinta-feira (4).

Nenhum comentário: