quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cerca de 255 mil brasileiros não sabem que portam o HIV

 255 mil brasileiros não sabem que portam o HIV

 

Sangue coletado para teste de HIV. Foto: Reprodução/Corbis
Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no último ano mais de 630 mil pessoas eram portadoras do vírus no Brasil. Dessas, 59% se encontram na região Sudeste e 19% na região Sul. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste contabilizam 4%, 12% e 6%, respectivamente.

Um dado alarmante apontado pelo órgão, é a quantidade de pessoas que não sabem que estão infectadas com a doença: cerca de 255 mil. Em relação ao número de brasileiros contaminados no ano passado, o Ministério estima que gire em torno de 38,5 mil.

Por conta disso, diversas campanhas de prevenção e conscientização são realizadas em todo o País ao longo do ano. No entanto, elas se intensificam na data de hoje, 1º de dezembro, quando se comemora o Dia Mundial de Combate à Aids. O objetivo é levar esclarecimento à população e reduzir o preconceito: "A data reforça a solidariedade, a tolerância e a compreensão para com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids", afirma Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Já sobre a celebração, David Uip, diretor do hospital Emílio Ribas, referência no tratamento de doenças infecto-contagiosas, diz que "essa é uma data emblemática para refletir sobre a importância de ações articuladas de saúde pública para combater a propagação do HIV no Brasil e no mundo".

Nenhum comentário: