quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dia Internacional dos Direitos Humanos

FONTE: http://www.social.rj.gov.br/


Dia Internacional dos Direitos Humanos

Em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado nesta sexta-feira (10/12), a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) promove uma série de eventos gratuitos em diferentes lugares do Rio, em parceria com instituições, entidades e grupos que lutam pela dignidade humana. Serão realizados seminários, exposição de fotografias, apresentação teatral e homenagens a pessoas que promovem o respeito à vida.

A Superintendência de Direitos da Mulher aproveita o Dia Internacional dos Direitos Humanos para encerrar a campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que começou em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Com o tema “Olhos Abertos pelos Direitos das Mulheres” o evento, que será realizado no Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart – Rua Camerino, nº 51, Centro, das 09h as 12h – terá exposição e exibição de vídeos e spots de rádio sobre as formas de enfrentamento da violência. Na ocasião também serão lançados um DVD em libras e um CD sobre a Lei Maria da Penha, destinados a deficientes auditivos e visuais.

Com o tema “Construindo o Legado dos Direitos Humanos”, o Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH-RJ) realiza seminário com representantes da sociedade civil, segmentos religiosos e sociais. Entre os palestrantes estarão Pedro Strozemberg, subsecretário de Direitos Humanos da SEASDH, o advogado e professor da UERJ e da Fundação Getulio Vargas, José Ricardo Cunha, a psicóloga e professora da PUC/RJ, Maria Helena Zamora, e o coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério Público de Pernambuco, Westei Conde y Martin. O seminário acontece na Avenida Marechal Floriano, nº 199 / 7° andar, Centro, das 13h as 18h. Na Central do Brasil, às 16h, o Grupo do Centro do Teatro do Oprimido Pirei na Cena, apresenta a peça “Doidinho para Trabalhar”, que trata das relações de discriminação no trabalho em relação aos usuários de saúde mental. O grupo, criado em 1997, é formado por pacientes e do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, em Niterói, e seus familiares.

Já as ongs Instituto ELLOS, CEPERJ e AMA Brasil comemoram o Dia Internacional dos Direitos Humanos com homenagens a grupos, instituições e pessoas que lutam pela dignidade humana. A Rede GRUMIN de Mulheres Indígenas; o cineasta e ator Zózimo Bulbul; o EDUCAFRO; a atriz Léa Garcia e a família Ferreira do Morro do Fogueteiro estão entre os homenageados. O evento acontece às 19h, no Centro Cultural Amigos da Arte – Rua Arquias Codeiro, nº 446, Méier.



Declaração Universal dos Direitos Humanos

O dia 10 de dezembro é a data em que se comemora a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Promulgada em 1948, a declaração é constituída de trinta artigos e afirma, em sua introdução: “o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade (...) se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição”.

Simone Pitta

Assessora Especial

Subsecretaria de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos

Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos

Nenhum comentário: