Os chefes usuais da associação de Basikasilu, à Lulimba, extremo ao Sul do território de Fizi, no Sul-Kivu, dizem-se preocupados por numerosos casos de ataque e de pilhagem. Estas exacções são cometidas por combatentes ruandeses FDLR sobre civis. Uma reunião do conselho local de segurança deveria inclinar-se sobre esta pergunta esta segunda-feira 24 de Janeiro com o Estado-maior do 42ème sector operacional de Amani Leo, à Lulimba.
O objectivo desta reunião é encontrar os meios para proteger a população. O último caso de pilhagem perpetrado pelos FDLR sobe ao fim de semana passado. Comerciantes criadores vindos das Elevadas bandejas foram contados de todos os bens.
De acordo com o chefe de associação de Basikasilu, de duas lojas foram pilhadas, a semana passada, à Kalonda Kibuyu.
Os combatentes FDLR puseram à saco estas lojas, antes de atravessar o rio Kimbi, para Lulimba, onde torturaram civis.
Fontes que concordam indicam que criadores provenientes de Misisi caíram igualmente em embuscade dos combatentes FDLR a semana passada. Estes requisitaram vinte e quatro civis como portadores das cargas. Conduziram-o na mata.
O Comandante do 42ème sector dos FARDC, indica, por seu lado, que estas pessoas foram afrouxadas após uma resposta dos FARDC.
Direitos de autor reservado Rádios Okapi
Nenhum comentário:
Postar um comentário