quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Na RDC, angolanos lutaram ao lado do M23.

m23.jpga.jpg

Alguns refugiados angolanos na província do Kivu do Norte integraram o grupo rebelde M23 que está envolvido em conflitos com o Governo da República Democrática do Congo (RDC). Armindo Kabenga, que abandonou Angola para se fixar na RDC em 1992, devido à guerra pós-eleitoral que eclodiu no país, disse ao Novo Jornal que os rebeldes encaravam os refu- giados angolanos como principais inimigos.

“Os serviços de segurança dos rebeldes tinham informações exactas sobre o paradeiro dos angolanos na província do Kivu Norte”, afirmou, salientando que, constatada a situação, durante madrugada eram rap- tados. Armindo Kabenga, que abandonou o M23 depois da assinatura de um acordo preliminar com o Governo da RDC em 2012, confirmou a existência de, pelo menos, 300 refugiados sob controlo da rebelião.

“Os 300 são os que faziam parte do meu grupo. Agora não sei se nas outras unidades existiam outros angolanos”, acrescentou. Massala Kiala, um outro refugiado que já regressou a Angola, nos arredores da cidade do Uíge, confirmou
que os angolanos eram colocados na primeira linha de fogo, durante os combates.

Nenhum comentário: