* Sul Africanos manifestam desejo de homenagear o pai da "Nação Arcos-Íris"durante o Mundial 2010.
* O atual presidente Sul Africano,Jacob Zuma salientou a importância de fazer com que fase final do Mundial,a organizar pela África do Sul,seja um grande sucesso para homenagear Nelson Mandela,que foi libertado há 20 anos das prisões do regime do apartheid e o primeiro presidente Negro do país.
* Durante de seu discurso à Nação,na presença de seu ilustre antecessor,Zuma lembrou o protagonismo de herói da luta contra a segregação racial."Desempenhou um papel central para ajudar o país a obter o direito de sediar este importante evento.
* Por isso,devemos fazer do campeonato do Mundo um enorme sucesso em sua memória",referiu o lider Sul Africano.
* Mandela,actualmente com 91 anos,acompanhou o discurso na tribuna do parlamento,que o homenageou em uma das raras aparições públicas.
* Presidentes estavam também Frederik W. de Klek-último presidente do apartheid,com o qual Mandela negociou a transição pacífica para a democracia-,o primeiro presidente da Zâmbia independente,Kenneth Kaunda,e o lider da comissão da União Africana,Jean Ping,além de muitos veteranos da luta contra o apartheid também tinha sido convidados .
* Ocomite organizador do Mundial'2010 homenageou igualmente o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela pelo seu contributo decisivo na artribuição da organização da competição ao país.
* "quem vai alguma vez esquecer as imagens que correram o Mundo,dele agarrado ao trofeu? é graças a
Nelson Mandela e aos seus camaradas que os Sul Áfricanos puderam atraverse a sonhar organizar o maior
evento Mundial",dise Danny Jordaan,diretor executivo do Mundial'2010.
* No dia em que se celebram 20 anos da libertação de Nelson Mandela,após 27 anos na prisão,Danny
Jordaan referiu que é também graças a Mandela que o Mundo pode confiar na África do Sul em entregar a
organização de um evento de nível internacional.
* Nelson Mandela,prémio nobel da PAZ em 1993,integrou a comitiva da África do Sul que apresentou a candidatura à organização da copa e esteve presente quando,a 15 de maio de 2004,Joseph Blatter,presidente da Fifa,anunciou o país como organizador da copa em 2010."Apartir de 11 de junho
milhares de Sul Africanos e os nossos amigo s de todo mundo vão estar a festejar.Vão celebrar a abertura do maior espetáculo desportivo de planeta e a chegada dos melhores futebolistas.É isso acontecerá no momento em que dezenas de milhar de Sul Africanos comemoram a libertação de Mandela",acrescentou.
* E,a concluir,resumiu o legado de Mandela:"Ele deu-nos um impulso e crença nas nossas potencialidades
para um feito que muitos pensavam ser impossível,pelo que nós e o país lhe estaremos eternamente agradecidos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário