sábado, 6 de abril de 2013

RDC: TPI pede a anulação da absolvição de Matthieu Ngudjolo: Erro de processo de TPI: que horror!!!!


Mathieu Ngudjolo Chui preso pela ICC.  Ph / radiookapi.netMathieu Ngudjolo Chui preso pela ICC. Ph / radiookapi.net
O Tribunal Penal Internacional (TPI), exige um novo processo contra congoleses Matthieu Ngudjolo absolvido em dezembro de 2012 de cargas em seu escritório, incluindo crimes contra a humanidade e crimes de guerra na República Democrática do Congo (RDC). O Promotor, Fatou Bensouda, que fez o pedido, disse sexta-feira, 5 de abril à AFP que "a Câmara de Julgamento cometeu erros significativos de fato lei, e seu processo ferido decisão. "
"A única conclusão razoável com base nas provas e evidências factuais apresentado é que Ngudjolo era de fato o líder do grupo de combatentes Lendu Bedu-Ezekere que atacou Bogoro 24 de fevereiro de 2003", assegurou Fatou Bensouda.
O promotor pediu que a absolvição de Matthieu Ngudjolo ser cancelado e um novo julgamento será realizada antes de outra Câmara de Julgamento.
Em dezembro, os juízes que faziam parte do Ngudolo julgamento estimou em dezembro que as provas apresentadas pela acusação não foi suficiente para comprovar o papel de líder Mathieu Ngudjolo Chui e as três testemunhas-chave do n Procuradoria não eram credíveis.
Matthieu Ngudjolo havia sido liberado e que tinha pedido asilo na Holanda em fevereiro.
Fatou Bensouda pensar seu turno, que os juízes não haviam aplicado corretamente os critérios para avaliar as provas e eles não levam em conta a totalidade da prova.
Matthieu Ngudjolo é líder antiga milícia da Frente de Integração Nacional (FNI).Ele foi acusado de tentar "apagar completamente" a população de Bogoro no distrito de Ituri, província de Orientale.
A decisão de divulgar Mathieu Ngudjolo é a primeira absolvição pelo Tribunal.Outro termo julgamento expirou é o de Thomas Lubanga União dos Patriotas Congoleses (UPC). Ele foi condenado a 14 anos de prisão.
NIF suporta um novo julgamento
A Frente de Integração Nacional (FNI), um partido político perto de Matthieu Ngudjolo, manifestou apoio para a abertura de um novo processo contra o ex-líder para o TPI.
Segundo Chura Bilo, deputado nacional após a FNI, um novo julgamento vai ajudar a limpar de uma vez por todas o ex-senhor da guerra, no caso de massacres de civis Bogoro em 2003.
"Quando o veredicto foi a parte do Ministério Público não estava satisfeito. Ela tinha o direito de recurso e ele é feito. Eu acho que Ngudjolo deve retornar ao tribunal uma vez por todas e para mim não tem nenhuma preocupação. Todos os meios de que o Ministério Público havia apresentado, em primeira instância foram varridos com um aceno de mão. É hoje eles vão fazer mágica para Ngudjolo ser realizada na cadeia, e eu não acho que mesmo agora Ngudjolo irá [novamente] pago ", disse Chura Bilo.
Leia também radiookapi.net:

Nenhum comentário: