Kinshasa, 30/11/2013 / Política
" Não vos embriagueis com vitória ( ... ) Eu não quero um acerto de contas , eu não quero brutalidade Rutshuru , Kivu do Norte , como em todo o Congo ", disse Joseph Kabila.
O chefe de Estado Joseph Kabila continua inabalável sua itinerância em Kivu Norte. Ele chegou na fase de Kiwanja e Rutshuru centro , desde o final da tarde de sexta-feira 29 de novembro.
Presidente Kabila na parte Est de pais |
A Kiwanja onde ele era esperado e quando o dia foi oficialmente declarado feriado , o Presidente da República , acompanhado pelo governador Julien Paluku , foi recebido pelo Administrador de Rutshuru , Mr. Justin Mukanya , os membros da governo central com a cabeça Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Defesa, Alexander Luba Ntambo , alguns deputados nacionais e provinciais , generais do exército e da polícia nacional e muitas outras personalidades.
Este é um ambiente muito especial uma recepção muito tumultuada foi reservada por dezenas de milhares de almas que cheering com um clima descontraído . Vários delegados de partidos políticos cujos Burec calorosamente recebido pelo Presidente da República .
Outro fato incomum é que os helicópteros de guerra e caças voando sobre os céus de Rutshuru Kiwanja a chegada do Presidente da República .
Pouco tempo depois, Joseph Kabila foi para encenar Mwami Ndeze Rugabo II , onde ele se dirigiu a uma multidão heterogênea compacto , exultou por ver o seu presidente depois de um longo período de dominação e sofrimento imposto pelos atacantes .
No local, o primeiro cidadão da República Democrática do Congo apresentou suas misericórdias para tranquilizar a população antes da guerra agora pertence ao passado e que a guerra no M23 será o último na história deste país.
Oportunidade para ele chamar uma vez mais os grupos armados ainda resistem desarme . Da mesma forma, o Presidente da República exortou deslocados pela guerra ainda persistente em campos para retornar às suas aldeias para o regresso da paz será sustentável.
Joseph Kabila renegou sua promessa de Butembo , que continuam todos os projetos de desenvolvimento em suspensão devido à guerra imposta pelos atacantes.
Ele também anunciou a reabertura iminente do posto fronteiriço de Bunagana reabertura efetuada após os contatos que serão conduzidos com as autoridades ugandenses .
No que diz respeito às relações com os vizinhos , o chefe de Estado reiterou o compromisso do Congo para viver em paz com todos. Por isso, ele pediu que os estados vizinhos de respeitar a DRC e seu povo, e que qualquer tentativa de desestabilizar nosso país será em vão .
Ele lançou um forte apelo aos seus vizinhos : qualquer tentativa de invadir ou apoiar uma nova rebelião não serão tolerados , disse Kabila. Ele foi calorosamente aplaudido por alguns milhares de pessoas vieram para ouvir o estádio em Rutshuru .
Mas Kabila também queria compassivo e perto de seu povo. Assim, em seu discurso em suaíli , ele disse repetidamente pena da perda, mas também os abusos sofrido pela população sob o M23 .
Ele prometeu trabalhar para uma paz duradoura e que o dinheiro da guerra estaria em desenvolvimento . Uma promessa feita em 2009, e já que todos no Kivu Norte sonho para acreditar !
Note-se que o Chefe de Estado fez duas paradas em Kirumba e Kanyabayonga no sul Lubero onde apresentou a mesma mensagem de esperança e de desenvolvimento.
Deve ser lembrado que tem sido há semanas , o povo de Kivu Norte questionou a ausência de seu chefe de Estado para celebrar a vitória histórica contra o M23 . Mas fiel à forma , o presidente impôs seu ritmo e forma de viajar. Ele veio para o leste pela estrada se dirigindo seu 4x4 . Fotos de seu carro preso na lama ou impossíveis faixas têm circulado na web.
Após 8 dias de viagem , Kabila finalmente chegou em Rutshuru . Um símbolo de ... Stronghold da rebelião ainda há um mês, a cidade também é muito perto da fronteira com Uganda e Ruanda. Um local que Joseph Kabila não deixou de mencionar em seu discurso .
Nenhum comentário:
Postar um comentário