terça-feira, 3 de dezembro de 2013

RDC: vôo inaugural da primeira aeronave não tripulada e desarmada MONUSCO para vigiar as fronteiras de pais



A primeira desarmado e não tripulado MONUSCO aeronaves (Facebook foto) A primeira desarmado e não tripulado MONUSCO aeronaves (Facebook foto)
A ONU lançou oficialmente terça - feira, 3 de dezembro em Goma a primeira aeronave não tripulada desarmado e usado por uma missão da ONU. O dispositivo, feito na Itália, decolou às 12:01 (horário de Goma) no aeroporto na capital da província de Kivu do Norte. O diretor de operações da paz da ONU Hervé Ladsous, o ministro congolês da Defesa, Alexander Luba, e vários diplomatas assistiram à cerimônia. MONUSCO tem tempo para duas aeronaves deste tipo, informou a AFP. Estes veículos, desarmado, e dedicado exclusivamente ao reconhecimento deve permitir que as forças de paz para monitorar a província de Kivu do Norte, onde dezenas de grupos armados estão ativos. Desde março último, o mandato da missão da ONU é neutralizar estes movimentos armados.
Em outubro passado, o chefe da força MONUSCO anunciou que a partir da próxima março e abril, o dispositivo desarmado e aviões não tripulados teriam qualquer capacidade operacional para difundir imagens em tempo real , fotos e informações.

Essas aeronaves também deve assegurar o controlo da fronteira entre a República Democrática do Congo e os dois países vizinhos do Norte de Kivu, Uganda e Ruanda. Kinshasa acusa ambos os países apoiar alguns grupos armados na parte oriental dos grupos de países.
Antes de participar da cerimônia do vôo inaugural da primeira aeronave desarmado e não tripulado usado MONUSCO, Hervé Ladsous se reuniu com o chefe do congolês Presidente Joseph Kabila em Goma. Em particular, eles discutiram a busca de um Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda (FDLR) e outros grupos armados, bem como o processo de desmobilização, desarmamento e grupos de reintegração (DDR).

Nenhum comentário: