Armas de mão, FARDC militar concentrada durante o desfile de 30 de junho de 2010. Rádio Okapi / Dr. John Bompengo |
Após a retirada do movimento rebelde de 23 de Março, as Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) de retorno à cidade de Goma, no Kivu do Norte desde segunda-feira, 3 de dezembro. Eles haviam deixado a cidade na terça-feira, 20 de novembro, poucas horas antes de os rebeldes. Os militares disseram que o primeiro grupo é composto por batalhão de comando cujos elementos são utilizados em diferentes partes da cidade para proteger a população e os seus bens.
De acordo com as resoluções dos Chefes de Estado da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), os rebeldes devem deixar a cidade de Goma até terca-feira, 27 de novembro. O líder pediu prazo de 48 horas. A retirada efectiva das tropas M23 finalmente aconteceu no sábado 01 de dezembro.
O retorno do FARDC é apreciado por pessoas de Goma, principalmente mulheres soldados permaneceram na região. Mas eles exigem segurança e apoio para as famílias dos militares cujos maridos morreram em confrontos entre as FARDC e da M23.
"Nós somos viúvas, eles mataram nossos maridos. Quem vai cuidar de nossos filhos? Quem vai se inscrever? ", Perguntou uma viúva cujo marido foi morto pelos rebeldes.
Implantado na cidade após a saída de M23 dizem que têm bons costumes. Eles ainda ser apoiada pelo governo congolês para melhor servir o povo de Kivu do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário