domingo, 11 de abril de 2010

Brasil na Corrida Internacional pelos Recursos Africanos.

*O início das operações da empresa Brasileira de extração de Minério Vale em Moçambique é o mais recente sinal do crescente interesse do Brasil no continente Africano,segundo uma reportagem publicada no Financial Times.
*O carvão produzido na província Moçambicana de Tete poderá ser exportado para o Brasil,Asia,Oriente Médio e Europa.
-A antiga companhia Vale do Rio Doce,hoje denominada vale tem um projeto de extração de carvão no valor de 1,3 mil milhões de dólares em moatize,no norte de Moçambique,com capacidade para produzir 11 milhões de toneladas de carvão anuais,das quais 8,5 milhões de carvão metalúrgico e 2,5 milhões de carvão termal.
-O carvão produzido na provincia Moçambicana de Tete poderá ser exportado para o Brasil,Asia,Oriente Médio e Europa anuciou há alguns meses a 12ª maior empresa do Mundo,avaliada em 2008 por uma consultora que estimou em 196 mil milhões de euros o valor  da vale no mercado.
-Início da exportação de carvão Moçambicano está previsto para 2011,segundo a concessionária.
-com o desenvolvimento do projeto da vale,a maior produtora de Minério de Ferro do Mundo,Moçambique deverá,torna-se o segundo maior produtor de carvão de África,depois da África do Sul,país que abriga a maior reserva de carvão do continente.
-Vale,a maior empresa Brasileira do setor de extração de Minérios,atualmente uma empresa privada de capital aberto e sede no Rio de Janeiro,está cotada na bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) e de Nova Iorque (Nyse),intergrando o Dow Jones setor titans composite index.
-segundo a reportagem do diário Inglês,Financial Times as importações Brasileiras do continente Africano cresceram de 3 bilhões para 18,5 bilhões de dólares entre 2000 e 2008,enquanto as exportações Brasileiras para o continente subiram de 1 bilhião para 8 bilhões de dólares relativamente ao mesmo período.
-Refere que outros grande países emergentes,como a China e a Índia,já têm laços comerciais mais desenvolvidos com países Africanos.

*Vale na exportação de petróleo e gas natural em Moçambique.
-A empresa Brasileira não se fica só pela exportação do carvão e tem já em vista a prospecção de petróleo e gas natural naquele país de expressão Portuguêsa.
-Em setembro do ano passado a vale e a empresa nacional de Hidrocarbonetos (ENH) de Moçambique  assinaram um memorando de entendimento com vista à cooperação técnica e desenvolvimento conjunto de atividades para a exploração de petróleo e gas natural em Moçambique.
-Asduas empresas vão desenvolver estudos de prospecção de jazidas de petróleo e gas natural com viabilidade comercial em regiões inexploradas ou pouco exploradas,comprometendo-se a vale a formar equipes técnicas da ENH.

Fonte: N.J

Nenhum comentário: