domingo, 11 de abril de 2010

Guebuza Luta Contra a Pobreza

*Erradicar a pobreza no seu país,é a meta que o presidente Moçambicano se propõe alcançar."O meu nome é Armando Emilio Guebuza.nasci a 20 de janeiro de 1943,em Murrupula,província de Nampula.Sou casado e pai de 4 filhos.Durante os últimos cinco anos,fui presidente da república do nosso belo Moçambique,cargo que exerci com dedicação e entrega total à causa da patria".
-Assim reza o "quem sou eu"do blog "Moçambique!explorando ou transformas de consolidação da cidadania".O perfil apenas contém uma imprecisão:Armando Guebuza,continua a ser presidente da República de Moçambique,eleito 28 de outobro do ano passado com uma maioria expressiva de votos.No total,o lider da frelimo conta com 75,46 % dos escrutínios.
-A presença de Guebuza na blogosfera,com uma página pessoal,feita de observações à vida política Moçambicana que podem ser comentadas pelos leitores é a imagem de um líder moderno com 67 anos de idade,o próprio título do blog pode ser encarado como um sinal do interesse na consolidação da democracia naquele país,confirmada pelo último ato eleitora.
-Na sua tomada de posse a que assistiram chefes de estado dos países vizinhos e Daviz Simango,presidente do movimento democrático de Moçambique (MDM),a terceira força política,a contrastar com o reconhecimento geral de Guebuza,esteve a ausência de Afonso Dhakama,lider da renamo,a segunda força política do país.
-O lider da oposição contestou os resultados eleitorais e promoveu o boicote da legislatura,numa estratégia que não colheu o consenso entre os dirigentes da renamo:16 dos deputados desta força política ignoraram as instruções partidárias e compareceram no primeiro dia dos trabalhos,antevendo-se uma nova cisão neste partido histórico.O parlamento é constituído por 186 deputados da frelimo,40 da renamo e 8 do MDM,marcando um novo ciclo na política Moçambicana com a entrada de um terceiro partido na círculo do poder,criado no pós independência.

*Pobreza Urbana.

-Armando Guebuza elegeu a luta contra a pobreza como o principal objetivo dos próximos cinco anos e prometeu "respeitar e fazer respeitar o estado de direito democrático e justiça social".
-A pobreza é um tema recorrente para o presidente Moçambicano.Durante o primeiro mandato concetrou-se na pobreza rural:Agora,a pobreza urbanavai dominar as preocupações no seu segundo e último mandato.
-Guebuza acredita que o emprego é fundamental para combater a pobreza urbana,mas admite que o setor privado formal,não criarão emprego suficientes.
-E a ponta uma alternativa:O setor informal,ao qual apelou para que constitua associações com outros em negocios similares,de forma a obterem financiamentos para construir melhores instalações,inovar e elevar os padrões de vida.
-Guebuza dá um exemplo:"A esma improvisadas.não parece estar embutida nalguns destes operadores a visão de crescimento e de especialização".
-E acrescenta!formando associações podem treinar,crescer e construir oficinas mais profissionalizadas.Guebuza faz ainda um apelo ao empenhamento da que chamou geração da viragem,constituída pelos que nasceram após a independência e que "têm por missão levar de vencida a pobreza".
-Na opinião de Guebuza,é necessária uma atitude que "promova a auto-estima e o bom nome da pérola do índico no seio da comunidade de Nações".

*Mudanças.

-há poucas mudanças no governo anunciadodo pelo presidente Guebuza.A maioria dos 28 ministros mantém-se.A principal mudança é a nomeação de Aires Aly como primeiro ministro,substituindo Luisa Diogo.
-Aliado do presidente,Aly foi ministro da Educação e Cultura e,anteriormente,foi governador do Niassa e,depois,de Inhambane.De 1976 a 1995,ocupou váriospostos na Educação.

Fonte: N.J

Nenhum comentário: