-Um dos profissionais que em situações de emergência a quem muitas pessoas recorrem para ver melhorado o seu estado de saúde é o técnico de farmácia ou os farcêuticos.
-O diretor nacional de medicamentos e equipamentos do ministério da saúde,B.M,disse ao N.J que a sua instituição vê com preocupação a existência de falsos farmacêuticos.
-Revelou que no âmbito do trabalho da comissão tecnica têm sido combatidas várias ações do género."O medicamento é um produto que pode salvar ou matar vidas.Quando administrado por quem não tem formação,o risco de morte é maior".
-Também farmacêutico e bioquimico considerou o medicamento como um produto "especial",cujo manuseamento exige grande cuidado."Um má prescrição de medicamentos é fatal e pode pôr em causa a vida de alguém,porque ele modifica as condições do organismo",por isso,vão continuar a combater este ato.
-C.F,chefe do departamento de inspeção da direção nacional de inspeção e investigação das atividades economicas (DNIAE),revelou a N.J que no domínio da saúde esta é a profissão que maior numéro de casos de delitos a sua corporação tem registrado.
-De janeiro a dezembro de 2009,segundo estátisticas,a polícia economica detectou 627 casos de individuos que se dedicavam ao exercicio ilegal da atividade farmacêutica.
-Destes casos,segundo ainda a fonte,todos foram julgados e condenados.
-Quanto a venda de medicamentos expirados,foram detectados 20 casos ao longo de 2009 e procedeu-se à apreensão de 25 mil e 272 quilos de fármacos contrafeitos,cuja proveniência é maioritariamente da China e da Índia.
-B.M revelou que até dezembro do ano passado estavam rgistrads 744 farmácias legais em Luanda e 234 ilegais.
-A cidade capital possuía até à altura 110 depósitos ou importadores no ativo e 67 no passivo.
Fonte: N.J
Nenhum comentário:
Postar um comentário