terça-feira, 5 de julho de 2011

Presidente de Burkina Fasso decreta toque de recolher após motim

Notícias           
blaise compaore 34800O presidente de Burkina Fasso, Blaise Compaoré, decretou neste sábado um toque de recolher desde as 19h até as 6h do horário local, após os distúrbios provocados nas últimas semanas por soldados amotinados que protagonizaram saques de comércios, roubos de veículos e disparos ao ar, informou a imprensa local.
O governo de Compaoré tinha decretado uma medida similar em 30 de novembro do ano passado, após as manifestações dos militares e uma série de consultas realizadas pelo presidente com vários atores sociais para encontrar uma solução aos problemas do país.
Segundo confirmaram várias testemunhas à Agência Efe, os amotinados saquearam neste sábado a sede do partido governante, o "Congresso para a Democracia e o Progresso" (CDP), e romperam as janelas da Assembleia Nacional, enquanto na noite de sexta-feira invadiram várias casas e hotéis da capital Ouagadougou.
Compaoré, que enfrenta uma rebelião no Exército, anunciou na noite de sexta-feira a dissolução do Governo mediante um decreto, ao nomear o coronel Honoré Naber Traoré novo Chefe do Estado-Maior do Exército em substituição ao general Dominique Diendéré. Essas decisões se produziram um dia após um motim que, pela primeira vez, afetou à Guarda Presidencial.
Os integrantes deste corpo se amotinaram na quinta-feira passada e dispararam com artilharia pesada do seu quartel, próximo ao Palácio Presidencial, e de outro quartel situado no centro da capital.
Ouagadougou amanheceu neste sábado, pelo segundo dia consecutivo, com as ruas desertas e as lojas, postos de gasolina e bancos fechados.
REUTERS

Nenhum comentário: