sábado, 29 de maio de 2010

I Encontro Cultural Árabe-Muçulmano - 31 de Maio a 9 de Junho de 2010



Palestras, exposições, gastronomia e ação social com entrada franca

Entre os dias 31 de maio e 9 de junho, o ABC Paulista recebe o 1º Encontro Cultural Árabe-Muçulmano de São Bernardo do Campo.
O evento é uma iniciativa do CDIAL - Centro de Divulgação do Islam para a América Latina, da Organização da Conferência Islâmica (entidade internacional, sediada na Arábia Saudita) e da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo. Conta, ainda, com o apoio da WWAII - World Wide Association for Introducing Islam - Muslim World League - e participação de diversas embaixadas e consulados de países árabes.
São Bernardo é uma das cidades com maior concentração de imigrantes e descendentes árabes em toda a América Latina, em sua grande maioria, praticantes do Islam. A idéia de apresentar toda a riqueza dessa presença árabe-muçulmana na região, surgiu a partir de diálogos entre o presidente do CDIAL, senhor Ahamad Ali Saifi, e o prefeito da cidade, senhor Luiz Marinho. Várias secretarias da prefeitura de São Bernardo estão envolvidas na organização do evento, bem como o corpo de funcionários e voluntários do CDIAL.
Cultura
A abertura do Encontro marcará, também, o lançamento da exposição de objetos, roupas, móveis e peças de arte de origem árabe. Os visitantes farão uma viagem a fatos marcantes da presença árabe no Brasil, como as influências dos imigrantes na arquitetura, nas artes, na gastronomia, na língua, na literatura, na ciência e na religião.
A visitação à exposição será aberta ao público durante todo o evento. A entrada é franca.
Resistência
Outro destaque da exposição é a apresentação ao grande público da importância histórica da presença de muçulmanos africanos durante a colonização.
O islamismo na África subsariana repercutiu de forma indireta na história do Brasil colonial, uma vez que muitos escravos trazidos ao país eram muçulmanos. A maioria desses escravos exercia atividades agrárias, mas no contexto urbano os escravos muçulmanos se diferenciavam dos demais por não aceitarem a imposição religiosa de seus senhores.
Em 1835, os escravos muçulmanos organizaram a Revolta dos Malês, na Bahia contra a escravidão. A revolta foi importante para o enfraquecimento do sistema escravocrata, mas seus principais líderes, quando capturados em batalha, foram devolvidos ao continente africano, pois os militares temiam que caso fossem mortos a fé dos combatentes aumentaria.

Selo comemorativo



Será lançado um selo e carimbo comemorativos por parte da Empresa de Correios e Telégrafos, retratando a logomarca oficial do Encontro.
Milhares de cartas, durante todo o mês de junho, contarão com a marca do 1º Encontro Árabe-Muçulmano de São Bernardo do Campo.

Ação social

Para manifestar o já reconhecido compromisso e solidariedade dos árabes-muçulmanos com os menos favorecidos, no dia 6 de junho, das 9 às 13 horas, profissionais voluntários realizarão serviços comunitários como, por exemplo, exames oftalmológicos, medição de glicemia, corte de cabelos.
Também será um importante momento para doações para a campanha do agasalho.

Veja a programação completa:

1° ENCONTRO CULTURAL ÁRABE MUÇULMANO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
De 31 de maio a 9 de junho de 2010

PALESTRAS | EXPOSIÇÕES | GASTRONOMIA

Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Rua Kara, 105, Jardim do Mar (ao lado da Cidade das Crianças)
PROGRAMAÇÃO GRATUITA

31/5 - segunda 19h – Abertura oficial

Exposição: “A Presença Árabe-Islâmica no Brasil”
Visitação até 9 de junho

1/6 terça 19h30 – Palestra
“Contribuição do mundo árabe para a ciência”, com Jamil Ibrahim Iskandar. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutor em Filosofia pela UNICAMP e pós-doutor em Filosofia Medieval Árabe pela Universidade Complutense de Madrid – Espanha. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É tradutor do árabe para o português de vários textos filosóficos. Traduziu o livro Al-Mabda’ wa al-Ma’ad (A Origem e o Retorno de Avicena –Ibn Sina).
•    A recepção da filosofia grega no mundo islâmico.
•    Filosofia, religião e medicina no mundo árabe.
•    O mundo árabe, a astronomia e a alquimia.

2/6 quarta 19h30 – Palestra

“A influência afro-islâmica na cultura e na resistência à escravidão”, com Aline Porcina de Souza Sobral, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, com especialização em Métodos do Ensino Afro e Afro-Brasileiro pela Faculdade Integrada Olga Mettig – Bahia.
•    A importância da religião para a construção e unidade da identidade afro-islâmica.
•    A REVOLTA DOS MALÊS: a condição do negro escravizado na Bahia no período colonial.

4/6 sexta 19h30 – Palestra
“Integração árabe-muçulmana no Brasil”, com Claude Fahd Hajjar, psicóloga, psicoterapeuta de orientação psicanalítica, pós-graduada em Clínica Nietzscheneana pela PUC- SP.  Pesquisadora de temas árabes e autora do livro "Imigração Árabe - 100 anos de Reflexão (1985)”. Traduziu do árabe para o português "Hafez Al Assad, Percurso de um Combatente (1999)". Atualmente é conselheira da presidência da FEARAB América.
•    Quando se deu o início da influência árabe na cultura brasileira.
•    A ocupação moura na Península Ibérica, no século VIII influenciando a língua, a literatura e a arquitetura.
•    A colaboração da cultura árabe na construção da cultura brasileira.

5/6 sábado 14h - Culinária árabe
Seus sabores, sua história, com Yolanda Simone Salomão Mêne.
•    A contribuição dos árabes à gastronomia brasileira.
•    A origem dos temperos utilizados na culinária brasileira.

6/6 domingo das 9h às 13h - Assistência Social em parceria com a prefeitura
•    Profissionais voluntários realizarão serviços comunitários, tais como: cabeleireiro, exames oftalmológicos e medição de glicemia.
•    Doação de roupas para a Campanha do Agasalho.

7/6 segunda 19h30 – Palestra

“A convivência da mulher árabe-muçulmana na cultura brasileira”, com Magda Aref Abdul Latif, formada em Ciências Sociais pela USP, vice-presidente do departamento feminino da Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil. Nadia Hussein, biomédica e coordenadora de pesquisa clínica. Desenvolve projetos no centro de pesquisa de Hematologia e Oncologia na Faculdade de Medicina do ABC. Verônica Hannis, formada em Pedagogia pela Universidade Metodista, pós-graduada em Educação Infantil, mestranda em Política da Educação. Atualmente é diretora do Colégio Islâmico Brasileiro.
•    Perguntas e Respostas: Desmistificando a mulher muçulmana – As condições e dificuldades enfrentadas por estas mulheres na cultura ocidental.

9/6 quarta 14h – Encerramento

Maiores informações:

portal@islambr.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fone: (11) 4122-2400

Clique aqui e veja como chegar à Pinacoteca de São Bernardo.

Fonte: Islam BR

Nenhum comentário: