sábado, 16 de abril de 2011

Detenção de Gbagbo lança a verdadeira semente para derrocar os tiranos

Notícias - Opinião
laurent gbagbo 3490A queda e a detenção, do presidente cessante da Costa do Marfim Laurent Gbagbo, representa o mais serio aviso, para o que resta dos tiranos nos países Africanos a sul Saara, de que todos agora têm os dias contados.
Acontece que as medidas coercitivas, aplicadas pela ONU, contra Gbagbo que conduziram a sua captura e detenção, deveriam ser conduzidas pela União Africana.
Porem os lideres que dirigem a União Africana, se debatem com um grande problema.
Esta organização do continente, esta cheio de tiranos que infernizam seus próprios povos, nos seus países. Por isso, dificilmente poderiam chegar a consenso, em relação aos grandes temas, que preocupam o continente negro nos nossos dias.
Mas, o grave erro que os lideres Africanos estão a cometer, e não se lembrarem que o mundo, e hoje em dia, uma casa comum, de cuja a globalização, já não tem mais retorno.
Esta ignorância, secudanda com a falta de capacidade de liderança, por parte dos lideres Africanos, esta agora a levar a ONU a tomar medidas apropriadas, contra todas as tiranias, onde que estejam, com vista a suprimi-las, e substituí-las pelas democracias, através de lideres capazes, de preparar condições, para a irreversibilidade democrática do planeta.
Se o sistema econômico mundial, esta cada vez mais globalizada, e a crise econômica mundial, tem afectado quase todo o planeta ao mesmo tempo, com algumas exceções nos países emergentes, deixar a solta impunemente, tiranos que se agarram ao poder, instigando corrupção institucionalizada, que cria condições para o enriquecimento ilícito, de certos grupos de pessoas, ligadas a nomenclatura, representa sem sombra para duvidas, o pior erro que o mundo civilizado possa cometer actualmente.
Por, isso se a União Africana não pode resolver os problemas que enfermam a África, alegando a habitual soberania de estados, que geralmente costuma ser o slogan dos tiranos Africanos, então os regimes déspotas, podem esperar por mais zonas de exclusões aéreas, e conseqüentes bombardeamentos dos aliados. Porque o mundo já não vai tolerar mais tiranos.
Todos os seres humanos do planeta, incluindo os Africanos, tem o direito a liberdade e a democracia.
Que Deus siga abençoando a África.
Orlando Fonseca
U S A

Nenhum comentário: