segunda-feira, 5 de julho de 2010

Empresas brasileiras lideram adesão aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres” estabelecidos pela ONU

Segunda posição é ocupada por seis empresas de caráter global. Estados Unidos e Egito estão na terceira posição no ranking de empresas com adesão aos Princípios

Onze empresas brasileiras fazem parte da lista de 39 corporações que aderiram aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, lançados pelo UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) e o Pacto Global das Nações Unidas, em março deste ano. São elas: Açovisa Indústria e Comércio de Aços Especiais Ltda, CINQ Tecnologia, Copel – Companhia Paranaense de Energia, Fersol Indústria e Comércio SA, INCCATI Sistemas Ltda, Itaipu Binacional, Microlife Informática de Franca Ltda, Natusfran, New Space Processamento e Sistemas Ltda, Petrobras e Rodovalho Advogados. A segunda posição é ocupada por seis empresas de caráter global. Estados Unidos e Egito estão na terceira posição no ranking de empresas com adesão aos Princípios.

Nesta segunda-feira (21/6), 39 executivos de grandes empresas divulgaram a Declaração de Apoio dos CEOs aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios”, conclamando a adesão do setor empresarial à iniciativa das Nações Unidas. “Investindo no acesso aos cuidados de saúde adequados, em segurança, ambiente de trabalho não-discriminatórias e oportunidades para a construção de ativos voltados às mulheres, não estamos apenas investindo em nossos funcionários, estamos investindo em um ambiente de trabalho saudável e sustentável para todos", destaca John Anderson, presidente e CEO da Levi Strauss & Co., uma das primeiras corporações a se comprometer com os Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios.

No documento, os presidentes e diretores executivos expressam o compromisso com a promoção da igualdade entre homens e mulheres, pedra fundamental dos setes Princípios de Empoderamento das Mulheres a ser adotada em escala mundial pelas empresas para incorporar a diversidade global e nacional.

Com adesão divulgada na semana passada, a Petrobras também reafirmou em nível global o seu compromisso com a igualdade de gênero. “Estamos colocando em prática um dos valores expressos no Plano Estratégico da Petrobras para 2020, que é o respeito à diversidade humana e cultural, baseada em três princípios: não-discriminação, igualdade de oportunidades e respeito às diferenças”, declarou o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, em mensagem enviada para a ONU, em Nova York.

Para a diretora-executiva do UNIFEM, Inés Alberdi, “pela primeira vez, os CEOs estão liderando a promoção da igualdade de gênero. Com esse apoio, presidentes e diretores executivos elevam, para o nível mais alto, o suporte necessário para os Princípios de Empoderamento das Mulheres e com um ganho de força nas relações individuais das empresas e nas suas culturas”, afirma.

A parceria do UNIFEM e do Pacto Global das Nações Unidas através dos Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios oferece à comunidade empresarial uma nova ferramenta no trabalho conjunto com as Nações Unidas para avançar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, particularmente o Objetivo 3: Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.

Conheça os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres:

1. liderança promove a igualdade de gênero
2. igualdade de oportunidades, inclusão e não-discriminação
3. saúde, segurança e fim da violência
4. educação e treinamento
5. desenvolvimento empresarial e práticas de cadeia de suprimentos e marketing
6. liderança comunitária e engajamento
7. transparência, mensuração e relatório.

Clique aqui para ler a íntegra dos “Princípios de Empoderamento das Mulheres”.

Saiba mais:

Presidentes e diretores executivos de grandes empresas dão apoio mundial aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres”

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