terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A crise de liderança no continente Negro

Ter, 07 de Dezembro de 2010 02:31   
78458A actual situação caótica que a costa do Marfim esta atravessar demonstra a falta de capacidade dos lideres africanos na adaptação no sistema democrático necessário para o desenvolvimento de África.
O pior que os nossos lideres em África especialmente a África sub-sahariana possam fazer e a tentativa por parte destes de caminhar orgulhosamente sos contra o resto do mundo com intuito de travar o vento com as mãos.
Os nossos mais velhos no continente negro simplesmente ignoram que a actual globalização já não tem mais retorno e que todos aqueles que teimarem na manutenção dos métodos de governação do passado comunista se arriscam eles mesmo ao suicídio político sem legado.
A África deveria envergonhar-se por este absurdo Marfinense, onde observamos um pais dois presidentes.
Afinal de quem é a culpa do ocidente ou dos próprios Africanos?
Como compreender que um pais tenha dois presidentes quando o perdedor deveria assumir a derrota se o a maior parte das lideranças mundiais já disseram que o homem perdeu?Que futuro nos reserva o continente negro com este pintar das coisas?
Há tempos o presidente Obama disse em Acra no Gana que as lideranças Africanas têm de aprender eles mesmos a resolver os seus problemas. Teve razão o mais novo presidente dos EUA é o líder do pais mais poderoso do mundo.
O perdedor marfinense no seu falso juramento aos marfinenses dizia que não admitia ingerência nos assuntos internos do seu pais. Porem o Homem se esqueceu que estamos perante esta autentica globalização sem retorno onde a descoberta da internet foi o primeiro passo.
Há 20 anos eu não podia escrever desde Miami Florida USA num portal como este. Hoje em dia apesar de não estar fisicamente em Angola meu pais, mas moro moralmente e eletronicamente em Luanda.
Mas os nossos lideres em África muitos dos quais ainda confundem um lap top como um fictício.
Se a África não apostar seriamente num sistema de educação credível e digno de reconhecimento internacional, então continuaremos a confundir o ocidente com o céu quando o sangue que corre nas veias de quem mora no ocidente e similar do homem que mora em África.
Que nunca se esqueçam os nossos velhos lideres em Africanos que o curso da historia e irreversível e que se Mobutu, Siade Bare e Bokassa etc. passaram a historia o resto que teimarem na manutenção do Status quo não terão destino diferença daqueles.
Que Deus abençoe a África
Orlando Fonseca
Miami Florida/USA

Nenhum comentário: