terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Vírus HIV pode causar demência

publicado em 07/12/2010.

Doença que compromete a memória e função motora afeta, em sua maioria, jovens entre 25 e 49 anos


O vírus HIV, habitualmente relacionado à aids (síndrome da imunodeficiência adquirida), pode também contribuir ou provocar uma doença de comprometimento cognitivo: a demência. O alerta é dos especialistas da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, em um universo de 630 mil soropositivos brasileiros, aproximadamente 252 mil (40%) podem apresentar algum sintoma devido às consequências neurológicas da infecção pelo vírus.
A demência é caracterizada pela dificuldade de concentração, comprometimento da memória recente (de curta duração) e pelo atraso na velocidade do pensamento, além de outras manifestações, inclusive motoras. Os pacientes comumente queixam-se de apatia e prejuízo no desempenho motor e, em casos mais avançados, surgem dificuldades na locomoção e linguagem.
“O HIV infecta as células de defesa e é transportado ao sistema nervoso central e ao cérebro, onde se replica. As células infectadas apresentam uma resposta inflamatória com substâncias neurotóxicas que provocam a morte de neurônios”, explica a médica neurologista Jerusa Smid, do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da ABN.
Jovens
Associada ao vírus do HIV, a demência acomete, em sua maior parte, indivíduos jovens, de 25 a 49 anos, que correspondem a 73% em cerca de 48 mil notificações do vírus, registradas em um ano. Segundo a neurologista, o diagnóstico desse tipo de demência é, sobretudo, clínico. Contudo, exames de ressonância magnética do encéfalo (ou tomografia computadorizada) e de análise do liquor são fundamentais para a exclusão de causas secundárias de comprometimento do sistema nervoso central.
Transmissões oportunistas
Outra forma de ação indireta do vírus HIV ocorre por meio de causas secundárias, as chamadas doenças oportunistas, como a neurotoxoplasmose (infecção no cérebro transmitida por protozoário encontrado em carnes mal passadas e qualquer terreno onde um animal contaminado tenha defecado) e a neurocriptococose (doença infecciosa ocasionada pela inalação dos esporos dos excrementos de pombos). Essas doenças se desenvolvem em decorrência da baixa imunidade, e podem causar abscessos no cérebro e meningite.
Tratamento
O tratamento da demência associada ao HIV se dá por meio de terapia antirretroviral de alta eficácia, com escolhas de medicações que tenham boa absorção pelo sistema nervoso central. O processo de evolução da doença não reverte, mas é interrompido com a medicação e o tratamento adequados, principalmente, se a doença for diagnosticada cedo.

Fonte: F.U

Nenhum comentário: