ÀComunidade Ango-Congolesa no Brasil
Das minhas mais altasconsiderações
Tenhoa honra de dirigir-me a meus irmaos da comunidade solicitar respeitosamente o uso de todos osmeios democráticos necessários para exigir das autoridades congolesas alibertação de Elie Kapend Kanyimbu presidente do partido FLNC – Front deLiberation National du Congo e candidato as eleiçõespresidencias na Republica Democrática do Congo.
No dia 3 de junho último, o presidente dopartido FLNC foi detido em Lufu, fronteira com Angola, quando pretendia entrarneste paÍs para assistir a um matrimóniofamiliar. Nós membros FLNC denunciamos esta detenção arbitrária por parte dasautoridades congolesas quando o mesmo possuia visto válido cedido pelaembaixada de Angola em Kinshasa. Sendo um momento bastante delicado tendo emvista as eleicoes presidencias no Congo marcado para novembro do corrente anoque o mesmo é candidato inscrito.
FLNC e um dos mais antigos partidospoliticos do Congo, fundado em 1960 pelo entao lider Moise Tchombe Kapenddenominados gendarmes Katangueses, tiveram de refugiar-se em Angola ondepermaneceram por cerca de quarenta anos, formando os Comandos Tigres tendoapoiado Angola a conquistar a paz em 2002. De regresso ao pais de origem em2005 e reconhecidos como partidopolitico o FLNC tem contribuido de forma pacifica na implantacao da democraciana RDC e no Continente Africano.
Felicitamos as boas relações que o Brasil temcom as autoridades congolesas e que por meio das quais, peco a meus co-irmaos quese manifestem de forma pacifica e democratica atraves da embaixada do Brasil emKinshasa para exigir a libertação de nosso presidente e líder.
Aproveito a oportunidade para expressar asminhas mais alta consideracao e estima.
AndreGamoni Ahaniko
Nenhum comentário:
Postar um comentário