quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Esclarecimentos sobre a lavagem da Estátua de João Cândido

FUNDAÇÃO: 04/04/82
CNPJ. 29.009.305/0001-46
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Na última sexta-feira, dia 4 – data da homenagem do AGBARA DUDU a João Cândido – um temporal se abateu sobre o Rio, atingindo principalmente a Zona Norte da cidade. Por este motivo, só foi possível realizar o ato de lavagem da estátua de João Cândido com muito atraso, já que muitos de nossos companheiros tiveram dificuldade em chegar à Praça XV, local da homenagem.
Pedimos desculpas a todos que lá estiveram no horário marcado e, pelos motivos relatados, não conseguiram participar do ato. Temos, no entanto, absoluta certeza de que nossos objetivos, com a realização deste ato de lavagem, foram alcançados porque, através dele, permanecemos vivos na grande luta pela afirmação de nossos valores históricos e culturais.
O ATO            
Dia 04 de dezembro, Praça XV, Rio de Janeiro sob chuva torrencial. Ao lado esquerdo da estação das barcas, beirando o cais, uma pequena estátua homenageia um grande homem negro, JOÃO CÂNDIDO. Este nome pode ser traduzido em luta, resistência e dignidade humana.            
Ali, quarenta anos depois de seu falecimento, a pequena estátua está esquecida e às escuras, o que demonstra a pouca importância dada pelas autoridades e órgãos responsáveis pela sua preservação, conservação e manutenção. Exatamente o inverso acontece com o vizinho de praça de nosso herói, o grande monumento de D. João VI, El Rey. Sobre seu garboso cavalo, o representante de nossa monarquia escravocrata está muito bem cuidado  e devidamente iluminado.           
Nosso herói JOÃO CÂNDIDO, que no ano passado foi lembrado com honras e glórias na transferência de sua estátua do Museu da República para seu simbólico e verdadeiro lugar, “as pedras pisadas do cais“, estava ali como que meditando: nada mudou!”            Além do AGBARA DUDU, promotores do evento estiveram ali representantes da Secretaria de Promoção Racial de Nova Iguaçu – Dr. Itamar PT- do Grupo Eledá. Mesmo sob forte chuva e o adiantado da hora, realizamos o ato, ainda que a lavagem simbólica não fosse realizada em sua plenitude.           Nada disso, no entanto, impediu que nosso herói fosse homenageado, pois para nós o grande marinheiro negro não foi e nunca será esquecido. 
O registro Fotográfico enviaremos depois, pois feito em celular! !!!!!!!!!!!!!!!!!..............


Axé 
        

Vera Maria Mendes - Vera do Agbara 
Presidente

Nenhum comentário: