quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Refugiados da RDC continuam a regressar a Angola


O grupo que voltou ao país neste final de semana passou pela fronteira terrestre do Luvo, 60 quilômetros a norte de Mbanza Kongo.
 
Oitenta e cinco refugiados angolanos, que se encontravam residindo na República Democrática do Congo (RDC), regressaram no último fim-de-semana ao país, informou hoje, segunda-feira, em Mbanza Kongo , o diretor provincial em exercício do Ministério da Assistência e Reinserção Social (Minars) no Zaire, Victor Kusonga. Eles voltaram através da fronteira terrestre do Luvo, 60 quilômetros a norte de Mbanza Kongo.
O diretor disse que, segundo informações que ele tem, alguns desses angolanos, que vivem há mais de 30 anos na RDC, foram recolhidos e repatriados pelas autoridades migratórias daquele país para o país de origem, informa a Angop.
Victor Kusonga informou que para socorrer estes angolanos, o governo provincial, através do Minars, disponibilizou tendas que foram instaladas no antigo centro de acolhimento dos refugiados, localizado no Kiowa, arredores da cidade de Mbanza Kongo.
Além de alojamento, acrescentou, a instituição está também prestando assistência alimentar aos refugiados, que nos próximos dias poderão ser transportados para as suas respectivas províncias de origem, designadamente, Uíge, Cabinda, Malanje e Lunda Nnorte.
Segundo ele, a situação já é do conhecimento do Minars. Acrescentou que está apenas aguardando que hajam orientações superiores para que os compatriotas sejam transportados para as suas zonas de origem.
Com uma superfície de 40 mil 130 quilômetros quadrados, a província do Zaire divide 330 quilômetros de fronteira com a região do Baixo Congo Democrático.

Fonte: África 21

Nenhum comentário: