quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Tunísia: Presidente Zine El Abidine Ben Ali deixou o país

Notícias 
zine el abidineZine El Abidine Ben Ali, Presidente tunisino, deixou o país, depois de decretar estado de emergência na sequência de violentos motins. Militares controlam o aeroporto e o espaço aéreo está encerrado.
O presidente tunisino, Zine El Abidine Ben Ali, deixou a Tunísia, disseram à agência France Presse duas fontes próximas do governo.
Nas últimas semanas, a Tunísia tem vivido um clima de contestação social sem precedentes, com um levantamento popular em várias cidades contra o desemprego.
Controlo militar, espaço aéreo fechado
O aeroporto internacional de Tunes está desde hoje à tarde sob controlo militar e o espaço aéreo da Tunísia foi encerrado, disse fonte aeroportuária à agência France Presse.
"Posso confirmar que o exército está no aeroporto. O local está cercado por blindados", declarou a mesma fonte, explicando que o espaço aéreo foi encerrado.
Um voo da companhia Air France que partira de Paris teve de regressar, segundo um jornalista da agência noticiosa francesa que se encontrava a bordo.
O comandante disse aos passageiros que o avião voltou para trás devido ao encerramento do espaço aéreo na Tunísia, relatou o jornalista.
Os confrontos entre manifestantes e forças de segurança intensificaram-se nos últimos dias e atingiram a capital, Tunes.
Comunicado ao país
A televisão pública tunisina indicou hoje que vai ser feito em breve "um anúncio muito importante para o povo", numa altura em que o país vive uma grave crise política.
Os principais partidos da oposição pediram já a partida do presidente Ben Ali e "a instauração de um governo provisório encarregue nos próximos seis meses de organizar eleições livres", de acordo com uma declaração divulgada em Paris.
Primeiro-ministro tunisino Mohammed Ghannouchi assume presidência interina da Tunísia
Tunes - O primeiro-ministro tunisino Mohammed Ghannouchi anunciou hoje, numa comunicação transmitida na televisão, que vai assumir interinamente a presidência da Tunísia, depois do Presidente Zine El Abidine Ben Ali ter abandonado o país.
Ben Ali deixou hoje o território tunisino após 23 anos no poder, segundo duas fontes próximas do governo, citadas pela agência France Presse.
Ghannouchi, que falou ladeado pelos presidentes das duas câmaras do parlamento tunisino, lançou um apelo à "unidade de todos os tunisinos".
Lusa

Nenhum comentário: