quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Conflito armado criou constrangimentos na oferta dos serviços básicos à população

Notícias
mpla70 gO longo conflito armado que assolou o país criou grandes constrangimentos na oferta dos serviços sociais básicos às populações, com maior incidência, nos sector da saúde e educação, considerou, hoje em Menongue, Kuando Kubango, a vice-governadora para o sector social, Verónica Mutango.
Segundo afirmou, para além dos sectores de saúde, educação, ficaram ainda afectados a agricultura, energia e águas, habitação e saneamento.
De acordo com Verónica Mutango que prestava declarações a Angop, o programa da luta contra a pobreza, se traduz numa abordagem ampla sobre a necessidade de elevar o bem-estar das populações do meio rural.
Segundo disse, dai que as acções implementadas devam ser a curto prazo com resultados visíveis, sustentáveis, envolvendo todos os sectores sociais mobilizando a consciência e sinergias das sociedades, para que todos prestem com a sua entrega, um contributo valioso.
A dirigente realçou igualmente que, os programas municipais integrados, o programa água para todos, a estratégia de segurança alimentar e nutricional e a municipalização dos serviços de saúde, deverão em articulação garantir a execução de projectos e acções que concorram, para facilitar o acesso à disponibilidade de alimentos a todos os cidadãos, especialmente aos grupos vulneráveis.
Servir com água potável um número crescente de cidadãos, com vista a cobertura de 80 porcento de cobertura nas populações rurais, em 2012, envolver os cidadãos numa cultura crescente de exercício de cidadania e a sociedade civil, com particular destaque a consciencialização social das empresas, criar condições para a revitalização dos serviços municipais de saúde e funcionamento dos comités de auditorias do índice de mortalidadematerno-infantil, bem como a avaliação das actividades e aplicação de recursos neste sector, são algumas das metas preconizadas pelo governo provincial.
ANGOP

Nenhum comentário: